Tudo que pesquiso aponta para o controle atencional, certamente você tem várias influencias que determinam o controle de si mesmo, existem hábitos terríveis que temos como ruminar o passado que nos prende ao passado com o custo do presente e até mesmo do futuro, a primeira coisa que um indivíduo que deseja conquistar a si mesmo deve fazer é se desvencilhar do passado.
Ruminação do passado
Não há nada mais inútil que se apegar ao passado. Tudo que você pode fazer com passado para torna-lo útil é usá-lo como fonte de aprendizado, é usá-lo para dar um bom significado ao presente, e se fizer isso tornará o seu passado fonte de coisas uteis.
Mas o que a maioria das pessoas fazem? Usam o passado para alimentar-se de suas dores, usam o passado para destruir os seus estados emocionais. Isso é muito improdutivo e dá um azar gigante.
O presente compete pela a sua atenção, com as coisas do momento que precisam ser realizadas, a casa que precisa ser limpa, a louça que precisa ser lavada, a comida que precisa ser feita, a conta que precisa ser paga, o trabalho que precisa ser feito para ser entregue, e etc…
São várias coisas que precisam ser feitas todos os dias e que precisam de sua concentração e atenção, porem onde está a sua atenção? Sua atenção está nos relacionamentos fracassados do passado, nos empreendimentos malsucedidos do passado, e em todas as outras espécies de insucessos que teve.
Me diga, então, o que restará para o momento presente? Onde passa a sua vida? No passado? Não, a sua vida se passa no agora, e isso é tudo que você tem, a sua vida não se passa no passado, e nem no futuro, o passado já existiu um dia, mas agora não existe mais porque foi reduzido a memorias, o futuro não existe porque tudo o futuro é apenas imaginário, porque quando o futuro chega, ele já é presente.
Perceba que a sua vida passa-se em um campo imaginário apenas, sua concentração está nas coisas que não existem mais, enquanto que aquilo que de fato existe é desprezado!
Onde você espera chegar assim?
Perceba o uso da sua atenção está sendo desperdiçada, e suas emoções são influenciadas por imaginações e não por realidades.
Uma caracteriza totalmente comprovada, e que tenho total certeza de que é uma característica de alguém com domínio de si, é a permanência no presente.
Permanência no presente
Qual é a solução para a ruminação do passado? Como deixamos de ruminar o passado definitivamente?
Deixamos de ruminar o passado quando estamos vivendo o presente sem reservas, quando estamos verdadeiramente onde nossa vida está se passando, quando estamos no aqui e no agora.
Estar no presente, é quando a mente não está transitando entre passado e futuro, seu pensamento está no aqui e no agora, você está percebendo coisas que não percebia antes, você está ouvindo o cantar dos passarinhos, o carro que passa na sua rua, o cachorro que late, a pressão da cadeira em que você está sentado no seu corpo, os meandros do seu respirar, a barriga que infla na inspiração e diminui na expiração.
Isso é estar no agora, seu pensamento não está no passado, e nem no futuro, seu pensamento está aqui, onde seu corpo também está.
Para ficar mais claro e mais fácil de entender, estar no agora é estar onde o seu corpo está.
Sua permanência no presente aumenta a sua qualidade de vida enormemente, porque você está vivendo o momento em que sua vida decorre, e não mais a série de momentos em que sua vida decorreu e as projeções em que você imagina a sua vida recorrer.
Quanto as dificuldades da permanência do presente?
Quanto a um presente do qual tudo que você quer é fugir dele, saiba que você só tem duas opções, aceitar ele, ou muda-lo.
A lógica é simples, não existe uma máquina do tempo, você não pode sair do presente e ir para o passado, e não pode ir para o futuro, tudo que você tem é esse momento, e por isso precisa aprender a lidar com ele, e lidar com ele é muito simples, aceite-o, ou mude-o.
Podes muda-lo? Está ao teu alcance? Então faça o que for preciso para mudar! Não podes muda-lo? Não está ao teu alcance? Então aceite-o definitivamente.
As coisas são o que elas são, a vida é como ela é, e você é o que é!
Seja lá o que estiver passando, irá passar por isso, chorando ou sorrindo, pode resolver, ou aceitar, apenas, então qualquer coisa além disso é improdutivo, se lamentar, dizer que poderia ter feito tudo diferente, se arrepender do que fez, sentir culpa, é insanidade, é desgaste da força que poderia ser empregada em uma resolução mais util.
Concentre-se no momento presente, se é pobre, seja um pobre concentrado no momento presente, se está na prisão seja um prisioneiro concentrado no momento presente, se for recorrer ao passado que seja para aprender o que não fazer mais daqui para frente.
Seja qual for o seu presente tenha sempre isso em mente só tem dois caminhos, aceitar, ou mudar e não pode mudar deve aceitar.
Assim você irá lidar com as dificuldades do momento presente.
Uma Conclusão
Certamente há mais coisas a concluir mas um conclusão que posso fazer sobre a o estudo do domínio próprio é que o desapego ao passado, e ao futuro é um elemento presente em pessoas que conseguem controlar a si mesmos, elas estão no presente.