Categorias
Autocontrole e Dominio Proprio Como Ter Uma Mente Saudável? Psicologia Uncategorized

Isso Mudará a Sua Vida e Te Dará 1000x mais Eficiência e Felicidade

As pessoas percebem que tem alguma coisa errada com elas na forma como elas estão exercendo, o gerenciamento psíquico. Elas percebem que elas estão pensando demais, estão com os pensamentos extremamente acelerado, se preocupam muito, as vezes se encontram tristes, exatamente por causa do esgotamento da energia psíquica.

As pessoas percebem, e elas se identificam com essa necessidade de desenvolver a concentração. Eu já sabia que isso era um grande problema, foi por isso que eu comecei a estudar a concentração. Porque eu percebi que o gerenciamento da atenção é a única forma de gerar uma mente eficiente no mundo moderno.

Não era a toa que os budistas, já tinham essa consciência. Não é à toa que a filosofia de Buda gira em torno da concentração. O objetivo é o indivíduo atingir um estado que no budismo é chamado de ”Sati”. Ele é um estado de consciência plena.

Ele é um estado aonde você está basicamente com a mente vazia, ou seja, você está concentrado nos estímulos da realidade, você está concentrado totalmente naquilo que você está recebendo por meio dos seus sentidos, e a sua mente não está pensando, ela não está divagando, não existe um pensamento na sua mente, mas você está de fato, concentrado! Eu, por exemplo, consigo atingir esse estado poucas vezes.

Esse estado de ”sati” é um pouco complicado, de você atingir, e eu particularmente acho que ele é desnecessário. Porque? Eu acho que ele é desnecessário, porque eu acho que ele é muito exagerado. E porque acho ele muito exagerado?

Você não precisa de uma certa forma trabalhar para ficar no estado de ”Sati”, mas você precisa trabalhar para obter momentos de concentração mais prolongados do que você tem hoje.

Sabe qual é o grande problema das pessoas, e porque elas dificultam muito os seus progressos? Por que muitas vezes elas querem fazer algo exagerado, sendo que elas não dominaram nem o princípio básico, elas querem passar 3 horas concentradas, sendo que não conseguem passar nem meia hora!

É lógico que as pessoas, uma hora se frustram. Se frustram com o fato de não conseguirem obter esta concentração que tanto desejam. Então, o seu objetivo não é passar 3 horas concentrados, se você não consegue passar meia hora, porque se você tentar isso, você também vai se frustrar. A ideia é acalmar um pouco. Acalmar um pouco e aprender a evoluir, e evoluir ao longo do tempo, e sentir de fato essa evolução!

Princípio da Administração da Energia Psíquica

Desta forma, você consegue ir ao longo do tempo desenvolvendo uma concentração melhor, mas acontece que um dos princípios muito interessantes e que você precisa tomar consciência é o princípio da administração da Energia Psíquica.

Isso aí é importantíssimo.

Quando você toma consciência disso, você já começa a pensar em como você está lidando com o seu aparato mental.

Eu quando tomei consciência disso percebi que precisava fazer um gerenciamento psíquico melhor, ou seja, uma administração melhor dos meus pensamentos, e também da qualidade deles.

A mente, não pode funcionar sem Energia Psíquica.

Essa energia psíquica, ela nunca se esgota.

Ela está sempre se renovando!

A energia psíquica, nasce da energia vital, que é a energia do próprio corpo, como dizia Freud na psicanálise.

Ele vai perceber que a energia psíquica, é gerada da energia vital e é por isso que você, muitas vezes, acorda cansado, por exemplo.

Lembra quando acordou e pensou: Eu acabei de dormir? Eu passei uma noite de sono, e acordei cansado! Como assim?

Se você tivesse feito uma corrida, se você tivesse malhado, se você tivesse jogado futebol, se você tivesse passado um dia muito intenso fisicamente e hoje acordasse cansado, tudo bem, mas você não fez nada disso, talvez até tenha passado o dia todo sentado na frente da televisão, assistindo Netflix, ou fazendo alguma outra coisa.

E acordou cansado, como? O que que está acontecendo?

O que está acontecendo, é que quando você intensifica o consumo da energia psíquica por uma extrema psicodinâmica, entenda primeiro que psicodinâmica consome energia psíquica, porque psicodinâmica é todo o movimento mental realizado.

Então, quando você produz um pensamento, você está pisicodinamizando, você está gerando uma psicodinâmica.

Quando você está produzindo uma emoção, você está gerando uma psicodinâmica, então, tudo o que se passa na sua mente é psicodinâmica.

Você está o tempo todo realizando movimentos psíquicos, portanto está o tempo todo dinamizando.

Então toda vez que você produz algum movimento psíquico, está gerando uma psicodinâmica, e toda psicodinâmica consome energia psíquica. Certo? Porque? Porque todo o movimento consome energia, quando seu corpo se move, está consumindo calorias, não é verdade? Quando um carro se move, está consumindo gasolina, álcool ou diesel, não é verdade? Então acontece que todo o movimento ele precisa de um combustível que ele vai queimar para produzir um produto chamado energia, que vai garantir a execução do movimento!

Você olha esse padrão em quase tudo na natureza. Então isso acontece com a sua mente também. Você está consumindo energia psíquica o tempo inteiro, acontece que a partir do momento que eu estou exercendo uma superatividade, conhecida também como superexcitação e que muitas vezes gera um aquecimento mental.

Você já sentiu o famoso capacete de calor? Sabe o que é o capacete de calor? Capacete de calor é uma coisa que alguém que está sofrendo de Burnout, por exemplo, tem! Quando alguém sofre com burnout (Efeito de estafa, esgotamento da Energia Psíquica devido ao excesso de psicodinâmica), ou seja, a mente executou tantas atividades, foi uma psicodinâmica extremamente intensa que o aparato superaqueceu.

Quanto mais intensa a atividade de um equipamento (você vê isso até mesmo numa fábrica, por exemplo, onde o maquinário, quando ele é muito utilizado, ele superaquece, um computador quando ele é superexcitado, ele superaquece também) mas o equipamento desgasta, até que se persistir ele atinge o limite, e o limite é o Burnout.

Então as coisas têm esse princípio, se elas superaquecem é porque elas estão gerando um desgaste muito grande! Estão exercendo um processo de metabolismo muito grande. Elas estão consumindo muita energia e operando em uma velocidade muito intensa.

Então, quando eu sofro uma estafa eu sofro um esgotamento. Um esgotamento psíquico é exatamente o esgotamento da energia psíquica, ou seja, ela está sendo extremamente utilizada. E o que acontece? Lembra que a gente falou aqui agora há pouco que a energia psíquica consome energia do próprio corpo? Se a energia psíquica consome energia do próprio corpo, quanto mais energia psíquica eu uso, então, mais energia vital também eu uso.

Como eu usei tanta energia psíquica, eu também terei consumido muita energia vital, e quando eu tenho um desgaste muito grande da energia vital, me sinto muito cansado fisicamente, uma noite de sono muitas vezes não pode ser suficiente para reparar, até porque uma noite de sono nem sempre é uma noite de sono reparadora.

Para quem esgota o tempo todo, e estressa demais o campo da energia psíquica, não tem um sono reparador.

E por que elas não têm um sono reparador? O sono reparador só pode ser obtido quando a mente está num processo de relaxamento, com baixa atividade. Tem muito esse negócio da tal da higiene do sono, deixa eu te dizer uma coisa: quer é uma higiene do sono rápida e eficaz?

É só você se concentrar em inputs antes de dormir! Busque a concentração antes de dormir, de modo a apaziguar a emissividade! Lembra que eu já falei para você, sobre os processos de receptividade e emissividade? Que são os 2 modos da mente. A mente, ela vai ser receptiva e emissiva. Na receptiva a mente não está consumindo energia psíquica porque ela não está tendo atividade exterior.

Ela não está tendo uma atividade de exteriorização, ela não está tendo uma atividade de dentro para fora. A mente não está produzindo. No estado de receptividade a mente, ela está tranquila.

Ela está mantendo a sua energia, ela não está estressando o campo da energia psíquica e está tudo bem, quando você passa para o estado de emissividade, você está emitindo já diz o nome emissividade, você está emitindo e no estado de emissão você está produzindo.

Ou seja, você está estressando o campo da energia psíquica. Então, isso quer dizer que agora não deve emitir mais nada? É claro que não. Não é isso que eu estou dizendo. Você sempre vai emitir, mas você precisa dos momentos de recepção. O grande problema é que as pessoas não têm momentos no estado de receptividade.

Porque você acha que pessoas estão propagando o Mindfullness? Qual é a ideia do Mindfullness? A ideia do Mindfullness é trazer o estado de receptividade e só isso! A ideia do mindfullness é trazer você para o estado de receptividade, pelo menos uma vez no dia, para você ver que o requisito mínimo é uma vez no dia.

Mas a verdade é que precisamos fazer isso mais vezes do que apenas uma vez por dia, já que passamos boa parte do dia em estado de emissividade, se passamos grande parte do dia no estado de emissividade, precisamos equilibrar com o estado de receptividade. Se passar muito tempo no estado de emissividade a sua mente será um matadouro de energia psíquica total.

Você vai matar a energia psíquica como um louco, é um consumo exagerado, aonde não há um reparo e isso vai resultar em estafa total. Existe uma necessidade de aumentar os momentos de receptividade no nosso dia a dia, e esses momentos receptividade a gente só consegue ampliar a partir do momento que a gente para em um determinado momento e se concentra nos estímulos do ambiente, é quando a gente está praticando a concentração!

Neste momento eu não estou consumindo a energia psíquica, eu estou mantendo a minha energia, guardando a minha energia psíquica.

Então você me pergunta: Então, você está me dizendo que existe uma necessidade de fazer uma administração da energia psíquica?

É exatamente isso! Existe uma necessidade de gerenciamento da energia psíquica para que a sua mente consiga produzir muito mais ao longo do dia, e para que você ainda de quebra, ganhe um sono reparador à noite! Lembrando que quanto mais energia você conserva, melhor consegue trabalhar e maior o seu desempenho.

Imagine este cenário: Ás vezes você quer estudar e não consegue se concentrar, não decora nada, a memória falha. Você tenta trabalhar, mas não consegue se aprofundar, não consegue ir com profundidade naquilo que está fazendo.

Por que isso está acontecendo? Porque a sua mente, ela já está sinalizando que ela gastou muita energia, desta forma não tem energia o suficiente para você fazer um trabalho mais pesado.

Você trabalhando o tempo todo com uma série de ideias na sua mente, o tempo todo interrompido por um pensamento, ideias alternando numa velocidade muito intensa, e isso tudo coopera para o desgaste da energia psíquica.

Desta forma você está gerando um consumo de energia psíquica insano por causa da superatividade da mente, ou seja, uma psicodinâmica intensa.

Então, é muita energia psíquica gasta, você vai se sentir cansado, às vezes vai dar dor de cabeça, você vai sentir o corpo cansado também, e pode sentir o capacete de calor, a cabeça superaquecida.

E logicamente, isso produz até esquecimento! O que é o esquecimento? É quando a sua memória, para não sobrecarregar de informação, ou seja, para ela não gerar um estresse muito grande, ela apaga certas informações para comportar outras.

Então, quando você tem um grande fluxo de informações para memória lidar ela vai apagar certas informações para comportar outras, e quando você não tem concentração, a memória não consegue gravar muitas vezes aquilo que você está recebendo como input!

Tudo o que você recebe como input é armazenado na memória, o problema é que dependendo da intensidade da tua concentração, a tua memória, ganha eficiência ou ineficiência.

Imagine isso: você está estudando para uma prova e um dia antes da prova nossa, você está preocupado. Tem muitas coisas que você não sabe e isso eleva a sua ansiedade. Então você se aplica a estudar. Passou 4 horas lendo o conteúdo que precisa estudar, e fechou o livro! E depois de fechar se perguntou: O que era que eu estava lendo mesmo? Eu não consigo lembrar nada!

O que acontece aqui? Você tinha zero concentração no que ele estava fazendo, porque estava preocupado com outras coisas, com o desempenho na prova que é futura. Você estava preocupado com a possibilidade de ser reprovado, com a possibilidade de tirar uma nota baixa, e estava preocupado com outras coisas, e você não estava 100% presente no estudo. Você não consegue também porque não tem concentração desenvolvida.

Então é necessário você ter concentração desenvolvida!

E agora a gente entra exatamente no ponto que é o mais eficaz para o mantenimento da energia psíquica, ou seja, para garantir que sua energia psíquica seja conservada, para que você consiga gerenciar ela melhor e não lesionar essa energia psíquica gerando uma superatividade mental que irá desgastá-la.

Então, quando você se concentra mais, quando você consegue fixar mais a atenção, quando você não tem uma alternância muito grande de pensamentos, onde você navega por uma série de eventos do seu cotidiano, ou até mesmo, por pensamentos intelectuais.

E quando você está navegando o tempo todo por estas coisas e você transita para outros pensamentos como: agora pensa na conta, agora pensa na nota da prova, agora pensa na briga com chefe, agora pensa na briga com a esposa.

Acontece que em um determinado momento você já trafegou por uma série de ideias. Você já estressou a sua mente com uma série de pensamentos. E você já desgastou grande parte da tua energia psíquica. O que vai acontecer? Estresse total!

Você vai ficar estressado! Porque vai ter baixa atividade mental, por causa do esgotamento da energia psíquica e certamente você vai sentir os efeitos desse esgotamento.

Além do estresse, isso pode dar uma grande amplitude para o viés de negatividade.

O que é o viés de negatividade?

O Viés de negatividade é uma coisa que geralmente as pessoas que tendem a possuir a depressão tem!

As pessoas geralmente percebem quando sentem que são negativas no sentido de pensar mais no que é negativo do que no que é positivo, e costumam a dizer: eu acho que eu sou um pouco depressiva!

O viés de negatividade é quando uma pessoa, tem uma tendência ao negativo, ela tende ao negativo, ou seja, é aquela pessoa que ela tende a ver o copo meio vazio e não meio cheio.

Se as pessoas veem o copo meio vazio elas tendem para o lado negativo, para o vazio, quem vê um copo meio cheio tende a ver do ponto positivo.

A pessoa com viés de negatividade, está vendo o copo sempre meio vazio, ela está sempre tendendo a perceber o lado negativo da situação.

Sabe quando a gente encontra aquelas pessoas que são pessimistas, mas não assumem que são pessimistas e dizem ser realistas? Você já deve ter conhecido uma pessoa assim? Elas dizem: Eu sou realista! Mas é completamente pessimista. Quando ela diz ser realista, quer dizer que ela é aquela pessoa que ela busca perceber a realidade como ela é.

Só que o problema é que ela não percebe a realidade como ela é, porque a realidade nem sempre é negativa!

Martin Seligman, um psicólogo renomado, vai trazer um conceito chamado de psicologia positiva!

Mas na psicologia positiva, o Martin Seligman vai dizer que devemos buscar a felicidade, e ele vai falar que o otimismo é a coisa mais importante para a felicidade, quer ver as coisas de uma forma positiva é o caminho.

Então Martin Seligman está afirmando que a melhor coisa que você pode fazer é eliminar o viés de negatividade e nisso eu concordo com ele.

Eu realmente acho que a gente tem que eliminar o viés de negatividade

Como eliminar esse viés de negatividade?

Você só tem como eliminar esse viés de negatividade, por meio de uma reeducação mental, aonde você vai buscar não mais deslocar a sua atenção para os pensamentos negativos.

Você irá tirar a sua atenção do copo meio vazio, e vai passar a deslocar a sua atenção para os pensamentos otimistas, para os pensamentos positivos, ou seja para o copo meio cheio.

Então, a ideia é buscar ver as coisas de um viés otimista, sempre que tender a ver de um viés pessimista!

Eu olhei para algo, e eu vi, aquilo por um viés pessimista.

Então eu faço shift (uma mudança do meu foco ou atenção) e eu passo a enxergar aquele algo de um viés otimista.

Ao invés de olhar para uma ideia de negócio que eu tenho e dizer que não vai dar certo, eu digo que vai dar certo!

Ainda que o não vai dar certo venha automaticamente.

Mas eu digo com as minhas próprias palavras que vai dar certo.

Isso se chama: Autofala!

Esse processo de autofala, é uma técnica que serve para induzir a mente a pensar algo que deve ser pensado para que você consiga gerenciar a emoção, e estabelecer o foco da sua atenção.

Perceba que quando a gente vai dar uma ordem, ela tem um efeito na mente da outra pessoa, a qual nós estamos emitindo a ordem, se não, não era possível da ordem.

Então quando eu dou uma ordem: ”vai fazer o feijão”, e a pessoa vai fazer o feijão, ela foi porque eu movi a cognição dela, ela não estava pensando em fazer um feijão, mas passou a pensar em fazer o feijão porque eu dei a ordem.

Então podemos concluir que a fala move a cognição, então se a fala move cognição, isso quer dizer que ela não move só do outro, ela move a minha também! Porque eu também sou cognitivo, e também posso acatar ordens, então por que não acatar as minhas próprias ordens?

Então eu uso a autofala para dar ordens ao meu intelecto, ou seja, a minha psique, para que ela responda segundo estas ordens que eu dou! Essa autofala é uma coisa muito utilizada nas forças especiais dos EUA, os SEALS.

Ele, eles têm algumas técnicas para os soldados, e a autofala é uma delas.

Lembro de um soldado que ele deu um exemplo muito legal de autofala, ele dizia que quando estava no campo de treinamento dos SEALS para se formar, ele dizia para si mesmo o seguinte: ”Eu vou aguentar só hoje!”

Aí no outro dia ele dizia de novo: ”eu vou aguentar só hoje”. No outro dia, ele dizia de novo: ”eu vou aguentar só hoje”. Só que teve um dia que ele ficou com muita vontade de desistir porque ele tinha um treinamento muito difícil, e ele olhava para o relógio e dizia: ”eu vou aguentar só mais 1 hora”. Aí quando passava 1 hora ele dizia: ”eu vou aguentar só essa hora”, e assim ele ia estabelecendo metas de 1 hora para resistir.

Neste encurtamento de meta, ele dava ordens para o cérebro dele: ”Calma! Calma, porque é só 1 hora e passa como se nada, e na próxima hora vai ser só mais 1 hora também”.

Ele não olhava para as 24 horas, ele não pensava: ”São 24 horas suportando esta merda”. Não, não era esse o pensamento.

Essa estratégia acaba funcionando muito bem! A autofala unida ao encurtamento de meta, é excelente para administrar o medo! Então isso acaba sendo extremamente útil. Porque ele poderia gastar muita energia psíquica se preocupando com as próximas 24 horas que ele tinha. Mas ele decide não faze-lo, pensando: ”não vou gastar energia psíquica me preocupando com essas 24 horas que eu tenho, mas eu vou gastar energia psíquica apenas com a hora seguinte”.

Acabava que com essa estratégia ele conseguia até se concentrar, porque ele poderia ficar mais presente no treinamento, já que ele poderia focar apenas naquela hora, pensava ele: ”preciso resistir a essa hora, então vamos nos concentrar nesta hora!”.

Perceba que ele estava presente naquela hora. Ele não estava imaginando o que seria das próximas horas que viriam de todas as 24. Ou seja, ele excluiu o que excedia e se concentrou no que tinha! Isso é inteligente demais. Era exatamente o que ele fazia!

E, contudo, o que ele estava fazendo, além de prolongar a sua resistência? Ele estava fazendo o gerenciamento da energia psíquica! E isso impactava que nas próximas horas ele estava com a energia conservada! Quando chegava à noite ele não estava cansado como vários outros ali estavam. E quando ele acordava no outro dia também não estava cansado! Lógico que ele estava cansado pelo estresse físico, pelo o simples motivo de que ele está num campo de treinamento militar, realizando um treino duro e pesado. Ele tinha estresse físico, mas o estresse não era potencializado por questão de esgotamento psíquico.

Imagine os outros que estavam altamente preocupados com o que no outro dia viria! Eles estavam muito mais esgotados do que ele. Porque, além do esgotamento físico, tinha um esgotamento mental. A energia física já não dava conta da atividade física. Quem dirá da atividade mental super excitada?

Então, urge você gerenciar a energia psíquica de modo a não a esgotar totalmente! Então, se isso não é feito, você estressa o campo da energia psíquica e vai ter problemas como o déficit de atenção e hiperatividade! Você vai ter problemas como o capacete de calor, dores de cabeça, você vai ter problema como cansaço, fadiga, fadiga extrema!

Ou seja, você vai ter problemas de falta de memória, pensamento altamente acelerado, e isso vai gerar preocupação, medo, tristeza! Você está vendo a quantidade de problema que deriva disso, do não gerenciamento sábio da energia psíquica num gasto de energia psíquica extremamente inútil?

Isso foi uns dos motivos pelos os quais eu reduzi a forma como eu acompanho a política. Eu estava acompanhando muito de perto a política do Brasil, porque eu queria entender tudo o que estava acontecendo, só que, puta merda, política no Brasil é uma coisa que gera muita raiva.

Às vezes eu passava o dia inteiro com raiva, a ponto de dar um soco na minha porta (eu realmente fiz isso). Eu quase quebrei a minha porta com um soco que eu dei de tanta raiva que eu fiquei da política Brasileira. Aí eu parei e pensei: ”Eu preciso de um afastamento porque não dá para continuar assim. Não dá para aturar isso aí, se eu continuar vendo tudo isso, eu vou ficar com uma raiva ainda maior.”

Estava difícil de conter isso! Em seguida eu decidi me afastar urgentemente do que está acontecendo na política! Se eu não me afastar eu não vou conseguir gerenciar a minha energia, pensei.

Embora eu não goste disso, porque isso é uma coisa que diz respeito ao país, que também diz respeito a minha vida e é uma coisa que a gente não pode fechar os olhos, e nem fingir que não existe, tem que estar sempre vigilante, porque essa gente não pode fazer o que eles querem. Eles têm que fazer o que a gente quer, o que povo brasileiro precisa!

O que o povo brasileiro precisa é exatamente o que tem que ser feito, mas é complicado, porque temos políticos que seguem seus projetos de poder e você tem os idiotas úteis que batem palma para esses políticos que ferram eles o tempo todo, mas que quando estão diante deles, parecem ser santos, pai de pobres, imaculados, mas que pelas costas ferram eles, não é nem pelas costas para falar verdade, porque a informação está aí, o problema é que eles não buscam as informações e quando buscam as fontes são as erradas.

Outro problema é que eles não estão buscando enxergar a verdade. Então você tem os políticos fudendo o povo, e o povo querendo ser fudido, e isso traz uma raiva insana.

A questão é essa, se tem algo que te estimula uma raiva insana, e se tem algo que te tira do centro de paz e tranquilidade, de calma, aonde a sua mente, ela não está alternando uma série de pensamentos e você está conservando melhor a sua energia então você vai se sentir muito bem!

Você vai sentir o teu cérebro mais propenso para o trabalho, vai sentir a sua vontade melhorada, uma outra coisa interessante é que esse desgaste todo tem um impacto significativo na vontade. O que é à vontade? A vontade é a tua volição a vontade é o teu apetite!

Eu preciso fazer uma tarefa, eu preciso escrever um livro. Bom, você precisa escrever um livro, tudo bem, você tem a consciência de que precisa escrever um livro, só que você não consegue agir! Você não consegue começar esse livro, você não consegue dar um passo adiante na construção e edificação desse material.

E por que você não consegue? Porque você não tem controle sobre sua vontade e porque a sua vontade não está sendo desviada para a produção deste material. Quando você tem controle sobre a sua vontade, você consegue destinar, investir a sua vontade na produção desse material com facilidade, quando se tem vontade controlada, você consegue fazer essas coisas.

Só que hoje as pessoas estão cada vez mais com a vontade descontrolada, elas estão com um distúrbio da vontade, e logicamente, isso acaba prejudicando as tarefas, isso acaba prejudicando a sua capacidade de realizar, então você precisa aliviar à vontade, e como você alivia à vontade?

Uma das coisas que você pode fazer é o gerenciamento da energia psíquica, de modo a ela não se esgotar, e então você não fica com baixa atividade mental, e pode ter um pouco mais de controle sobre a sua vontade, e um pouco mais de energia vital que vai fazer a diferença, já que a energia do corpo vai servir para todo o movimento.

Ou seja, todo o movimento, toda descarga motora que você realiza irá consumir energia vital, e não energia psíquica!

Por isso é importante você conservar a energia, a energia vital, para que você consiga realizar aquilo que está como meta, pela sua vontade!

Então, é importante você fazer esse gerenciamento psíquico, até mesmo para conservar a sua vontade.

Mas se você não concentra sua atenção, se você não passa mais tempo no estado de receptividade, aonde você recebe os inputs do ambiente, e para um pouco a produção de ideias, a atividade mental, se você não tem esse momento de relaxar, parar, então não vai conseguir paz e tranquilidade!

Você vai estressar muito o campo da energia psíquica, e isso vai gerar uma série de problemas que não são bons, que não garantem eficiência para você em nada, e que vai acabar prejudicando o seu dia a dia!

Acredite! Um dos grandes erros que grande parte das pessoas cometem é o mal gerenciamento da energia psíquica!

Elas não estão gerenciando a energia psíquica, estão gastando energia psíquica inutilmente se preocupando com coisas que não deveriam se preocupar. Se preocupando com um monte de coisas que de uma certa forma as colocam num estado de emissividade grotesco, e insano, aonde elas produzem muito, aonde a psicodinâmica superexcita e estressa o campo da energia psíquica, gasta muita energia psíquica e depois está com energia psíquica esgotada e com a energia vital também!

Então urge você gerenciar a sua energia psíquica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *